Descripción de la Exposición Quais os limites do real e da encenação na obra de German Lorca? Essa pergunta vem à tona na curadoria proposta por Daniela Maura Ribeiro para a Sala Paulo Figueiredo, que tem abertura no Museu de Arte Moderna de São Paulo no dia 27 de março (terça-feira), às 20h, paralelamente à mostra Wolfgang Tillmans, na Grande Sala. Já em seu título, a mostra German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer? explicita sua premissa de explorar o jogo da dúvida entre registro documental e representação deliberada na obra do artista paulistano, um dos principais fotógrafos brasileiros do século 20, cujo trabalho experimental e inovador no campo da imagem o situa ao lado de nomes como Thomas Farkas e Geraldo de Barros. O foco da curadoria, mais uma vez no próprio título da mostra, é baseado no lema de German Lorca, 'a fotografia acontece para o fotógrafo e ele a faz acontecer'. A questão do título é crucial para o entendimento da exposição, que, mesmo não sendo a rigor uma retrospectiva, abrange praticamente todos os períodos da carreira de German Lorca, com 120 obras clicadas desde 1947 (87 de seu acervo pessoal e 33 do MAM-SP). As cenas eternizadas pelas lentes de Lorca aconteceram de fato ou foram encenadas? Daniela Maura Ribeiro, curadora da mostra, enumera algumas imagens cuja história por trás das lentes surpreende, como as fotografias Menina na chuva e À procura de emprego, ambas de 1951 e pertencentes à coleção do MAM-SP. 'Vou citar dois exemplos. Primeiro, Menina na chuva. Essa fotografia parece um flagrante e por isso causa surpresa quando se revela que ela foi encenada. Lorca fez Menina na Chuva acontecer, ao pedir para sua sobrinha, Eunice, encenar o pulo sobre a poça d´água. Não é flagrante e sim o que chamo de pseudoflagrante, o falso flagrante que é construído, mas parece ser autêntico. O segundo é a fotografia À procura de emprego, que segue caminho inverso: é 'acontece', um flagrante, mas dá-se a impressão de que os dois homens posaram para a fotografia, portanto parece 'faz acontecer''. Esse pensamento do que acontece para o fotógrafo e que, portanto, ele flagra, e o que o fotógrafo faz acontecer, ou seja, que encena, constrói, permeia a exposição e isto é válido para todo o tipo de fotografia que Lorca faz'. As fotografias da exposição são apresentadas em corredores que garantem ao público a opção de percorrer diferentes trajetos nos quais diversas relações entre as obras são possíveis.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España