Descripción de la Exposición
A exposição Circunstâncias e ambiguidades da cor reúne obras inéditas no Brasil de Carlos Cruz-Diez (1923, Caracas, Venezuela), um dos nomes seminais e notáveis da chamada arte cinética, apresentando suas recentes experiências com a cor, Duchas de Indução Cromática, e com o suporte, um recorte de sua produção denominada ?obras efêmeras?, paralelamente em cartaz na China e na Coreia. Segundo o artista, seu trabalho busca o limite da visão normal, mas não para gerar efeitos. ?Pretendo colocar em evidência circunstâncias inéditas, mas reais, da visão, com o propósito de estabelecer outra relação de conhecimento?.
Com a sua instalação Duchas de Indução Cromática (1968-2011), um de seus primeiros ensaios sobre a ideia da cor no espaço ? que vai ocupar o andar térreo da galeria ao lado de outros trabalhos bidimensionais ?, o espectador literalmente tomará um banho de cor. À maneira de suas obras sensoriais arquitetônicas e participativas que submetem o espectador a uma sensação física com a cor, as Duchas de Indução Cromática são compostas de quatro cabines, dispostas como chuveiros, cercadas por tiras plásticas coloridas e transparentes, nas quais, em seu interior, torrentes de amarelo, azul, vermelho e verde cobrem o corpo do visitante.
Já no piso superior da galeria, o artista apresenta ao público brasileiro uma de suas ?obras efêmeras?. Em 2009, no Museum of Fine Arts, Houston, Texas, Cruz-Diez utilizou um novo suporte, a faixa de pedestres de uma rua de seu entorno, para jogar com as estruturas de suas linhas e ritmos visuais, transformando esse elemento cotidiano da cidade em arte (Crosswalks, 2009). Estas ?obras efêmeras? são posteriormente registradas e impressas em painéis de grandes formatos, na medida de murais. Como são feitas para um determinado espaço, dependem de encomenda. Medindo quatro metros, a obra que faz parte desta exposição foi impressa no ateliê da Galeria Raquel Arnaud.
Para se ter uma dimensão da importância das obras bidimensionais de Cruz-Diez, trabalhos selecionados pelo artista ocupam também o andar térreo da galeria. Estreitamente relacionadas ao fenômeno da pós-imagem ou da persistência da retina, as Induções Cromáticas (1963-2010) possibilitam captar a cor complementar, ou cor induzida. Segundo o Cruz-Diez, essas obras e as chamadas Cores Aditivas (1959-2011), também na exposição, diferentemente da pintura tradicional, sinônimo de permanência e eternidade, propõem outra solução que integra a noção de tempo e espaço reais ao plano estático. ?Nessas obras se produz um acontecimento cromático que evolui continuamente junto com o espectador e com a mudança da luz, em aberta contradição com a natureza e os cânones do espaço pictórico tradicional?.
Entre as obras bidimensionais estão ainda as Fisicromias (1959-2011), em grandes dimensões (100X300cm, 120X240cm, 100X200cm), estruturas que revelam diferentes comportamentos e qualidades da cor. Modificam-se segundo a intensidade da luz ao redor e do deslocamento do espectador, projetando a cor no espaço e criando uma envolvente situação de aumento, reflexo e subtração da cor. Completam a mostra, painéis que mostram algumas das obras de Cruz-Diez integradas à arquitetura.
Exposición. 17 nov de 2024 - 18 ene de 2025 / The Ryder - Madrid / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España