Inicio » Agenda de Arte

Toural

Exposición / Laboratório das Artes / Rua Santa Maria, 46 - porta 5 / Guimarães, Braga, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
09 mar de 2012 - 14 abr de 2012

Inauguración:
09 mar de 2012

Organizada por:
Laboratório das Artes

Artistas participantes:
António Leal, José Almeida Pereira, Max Fernandes

       


Descripción de la Exposición

Piso 1 - José Almeida Pereira Piso 2 - Max Fernandes Piso 3 - António Leal

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Toural é uma mostra que reúne o trabalho dos artistas António Leal, Max Fernandes e José Almeida Pereira nos três pisos do actual espaço do Laboratório das Artes (LAB) em Guimarães.

 

As obras que se apresentam nesta exposição são consequência da vontade de fazer coabitar projetos com motivações e metodologias distintas, mas que partilham de interrogações paralelas acerca da realidade e do contexto em que se dão a ver.

 

O título 'Toural' é metáfora da praça, do palco, do espaço de encontro e discussão, do lugar propenso à ação. Referente ao largo do Toural da cidade de Guimarães, contíguo às instalações do LAB, outrora local de troca de bens e de gado nos extramuros da passada vila, este anterior mercado periférico deu lugar a um dos centros nevrálgicos da geografia e fluxo humano do atual concelho de Guimarães.

 

Com obras que vão do vídeo à instalação, passando pela performance, as práticas destes artistas para esta exposição questionam, de forma obliqua, a sociedade, o imaginário e o enquadramento temporal deste território.

 

Esta ágora dá por isso o mote ao convívio das representações de António Leal a partir do imaginário simbólico da idade medieval, dos seus guerreiros e fantasmas, e da pulsão conquistadora e colonial do homem do ocidente; com as ações, e respetivo registo videográfico, de Max Fernandes acerca da materialidade e seu fluxo, e do corpo como instrumento manipulador dessa mesma matéria; partilhando ainda o espaço expositivo com a instalação de José Almeida Pereira resultante do uso de signos alusivos à atualidade económica e financeira e respectivos efeitos de descontentamento público, numa indagação acerca de algumas das abstrações que estruturam as relações humanas do presente.

 


Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España

Estudios abiertos (I)

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España