Descripción de la Exposición
Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre exposição individual do fotógrafo paulistano Hugo Curti. Além do Silêncio traz 13 trabalhos que apresentam na paisagem corriqueira da vida humana, em meio a quartos e cozinhas, fotografias de animais empalhados, 'habitando' o vazio junto ao cenário doméstico - o que cria uma reflexão acerca do silêncio depois da morte em contraste com a própria vida conturbada dos dias atuais. A intenção é revelar o distanciamento do homem em relação à natureza, através do silêncio e da inércia.
Onças, pinguins, tucanos, macacos e alguns tipos de papagaios são postos em poses que 'encenam' momentos da vida selvagem, como o pouso e a caça, por exemplo. É como se o expectador pudesse ver nos diversos espaços, uma cena de ação da vida dos animais.
Seguindo a linha de seus últimos trabalhos, Meandros Invisíveis (2008) e FlorExflor (2006 - 2007), Hugo Curti ressalta o motivo que o fez optar por este tema. 'Gosto de revelar a necessidade ou fatalidade que leva o homem a transformar tudo aquilo que toca. Já trabalhei com flores em um estado limite que as definiria como vivas ou secas, com os rios paulistanos canalizados e transformados pela cidade e agora com animais de verdade cuja técnica de taxidermia os transforma em objetos', afirma o artista.
Além do Silêncio é resultado do trabalho do fotógrafo, que desde 2008 acompanha as atividades do biólogo e taxidermista Emerson Boaventura. A exposição reúne fotografias realizadas até julho de 2011 e é ilustrada por um texto crítico do também fotógrafo Carlos Fadon. No dia 25 de janeiro, o fotógrafo realizará um encontro com artistas no local.
Hugo Curti nasceu em 1967 em São Paulo. Aprendeu a técnica da fotografia com o pai arquiteto, e, desde, 2003 dedica-se a essa atividade, realizando trabalhos na área de arquitetura, moda, turismo, objetos, além de projetos gráficos e editoriais. Sua formação em Geologia e Gemologia, somada à inquietude artística, o levou a atuar na criação e execução de esculturas e objetos ornamentais para o corpo, realização que também foi tema de seu foco fotográfico. Essa multiplicidade de interesses está sempre permeando seu trabalho como fotógrafo, o que lhe constitui um caráter único. Hugo Curti acompanha as atividades do biólogo Emerson Boaventura desde 2008, capturando imagens do processo de taxidermia e desenvolvendo o presente ensaio Além do Silêncio. Entre suas exposições individuais estão Meandros Invisíveis (2008), FlorExflor (2006 - 2007), Artérias Paulistanas - Vias de Fato (2004) e A Céu Aberto (2003).
Grandes Eventos, 17 ene de 2012
El MAM de São Paulo analiza un momento crucial de su historia
Por ARTEINFORMADO
Esta semana, entre las muestras inauguradas en la región latinoamericana, sobresale por encima del resto la exposición " O retorno da coleção Tamagni: até as estrelas por caminhos difíceis", la ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España