Galerías y otras organizaciones que le representan
Descripción del Artista
A forte carga poética presente nas obras de Daisy Xavier discutem o corpo como um lugar de zonas permeáveis. Em seus desenhos, fotos, vídeos, pinturas e instalações, a água e a rede são apresentados como elementos recorrentes que criam campos intercambiáveis, em constante mutação.
No Paço Imperial no Rio de Janeiro em 2006, realiza um panorama de sua trajetória com mais de 70 obras na mostra Pequenas Gravidades. Depois da exposição individual no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2011, o livro Daisy Xavier: Último Azul, publicado pela Editora Barléus, foi lançado no stand da Galeria Eduardo Fernandes na SP-Arte em 2012. A galeria realiza ainda em 2011 a mostra individual Para medir um mar, e a artista também participa das exposições coletivas Fluidez do Líquido ao Sólido em 2014, Plural em 2015, e A Natureza Muda de Lugar em 2017.
No Brasil Daisy Xavier expôs em mostras no Museu de Arte Moderna de Salvador e no Centro Cultural CEMIG em Belo Horizonte. Participou no Rio de Janeiro de exposições no Museu de Arte Moderna, no Museu Nacional de Belas Artes, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Galeria da Funarte, Galeria de Arte IBEU, na Caixa Econômica, no Centro Cultural Telemar, Oi Futuro, e no Parque Lage. Em São Paulo apresenta suas obras no Itaú Cultural, no Instituto Tomie Ohtake e no Sesc Pinheiros. Expõe nas galerias Florência Loewenthal (Santiago, Chile) e LOKAL 30 (Varsóvia, Polônia) e no Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires). Participou da V Bienal do Mercosul (Porto Alegre).
Daisy Xavier é doutora em Psicologia e Psicanálise. Estudou História da Arte com Paulo Sergio Duarte, escultura com Nelson Felix e pintura com Milton Machado e Daniel Senise. Apresentou sua primeira individual no Centro Cultural Brasil-Colômbia em Bogotá em 1992, e foi indicada ao renomado Prêmio Pipa em 2010.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España