Descripción de la Exposición
Priscila Fernandes (Coimbra, 1981) é uma artista portuguesa que vive em Roterdão, Países Baixos. Mantendo uma continuada e consistente carreira internacional, atualmente leciona na Gerrit Rietveld Academie em Amesterdão.
Mediante uma sistemática reflexão sobre os sistemas de representação, educação e socialização nas sociedades modernas, a artista tem vindo a utilizar um amplo espectro de meios, como o vídeo, a instalação, a fotografia e o desenho para cartografar uma visão que cristaliza o modo como se estruturaram modelos de convivialidade, trabalho e desenvolvimento comportamental. Partindo de narrativas históricas (como por exemplo na figura de pedagogos ou pintores modernistas) ou ficcionadas (onde as utopias servem de metáfora para a fuga ao convencional), Priscila Fernandes estabelece paralelos inesperados entre mecanismos de jogo e estruturas de organização de trabalho, entre a aprendizagem e o condicionamento social.
Se essa linha de trabalho lhe deu reconhecimento nacional e internacional (nomeadamente com o Prémio Edp Novos Artistas em 2011 ou a participação na Bienal de São Paulo em 2016), a presente exposição, intitulada Luísa’s Wedding poderia ser percebida como um ponto de rutura com práticas e métodos anteriores.
Formalmente concebida a partir das tradicionais disciplinas da pintura e do desenho, esta mostra remete, no entanto, para uma recorrente matriz conceptual que ancora grande parte da prática desta autora: a adequação de uma linguagem plástica a um determinado contexto propositivo – a tensão que daí pode advir -, e os jogos percetivos, ainda que histórica e socialmente condicionados, que dispositivos como a cor e a composição reclamam do espectador.
Luísa’s Wedding é uma exposição libertária, fluída, onde o prazer assume um devir político. Nestas pinturas onde corpos gravitam sem regra, o cânone é o da felicidade do encontro, do toque, da miscigenação e diluição de fronteiras entre géneros.
O prazer do lazer em intervalo existencial do determinismo racional da suposta eficácia económica e social. A arte como possibilidade de abrir parêntesis significativos no expectável. É esta a discreta magnitude da presente proposta de Priscila Fernandes.
Miguel von Hafe Pérez, 2018
(A Galeria e a artista agradecem o apoio concedido pela In4Art e Mondriaan Fonds, Países Baixos.)
Actualidad, 10 may de 2018
#loquehayquever en Portugal: la Colección Sonnabend vuelve al Serralves
Por Paula Alonso Poza
Tres años después de su primera presentación en Portugal de la mano del Museo Arpad Szenes, los fondos de la desaparecida coleccionista Ileana Sonnabend vuelven a exponerse en el Serralves -donde ya pudieron verse en 2016- bajo ...
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España