Descripción de la Exposición
"Desvinculadas do nu artístico, gênero da tradição clássica, as obras desta exposição apontam para os vários sentidos que a representação do corpo pode adquirir na arte contemporânea. Esse corpo, hoje, aciona cruzamentos entre diversos sistemas simbólicos e não está mais associado às condenações e tabus da história primitiva e das religiões monoteístas. Trata-se de um corpo já liberto dos interditos e da culpa judaico-cristã, que imperou no Ocidente até a modernidade. A partir daí, temos um novo corpo, que tanto pode indiciar erotismo e fetiche, quanto revelar a ideia trágica do "corpo despedaçado", considerado por Marx o eixo nodal da cultura moderna.
Não mais submetido à relação de domínio da razão, como na visão mecanicista cartesiana, e deixando de ser considerado um ser inferior, o corpo assume, porém, nos primórdios modernos e em plena era industrial, a conotação de força de trabalho e entidade produtiva. Apenas na contemporaneidade, o corpo se libera finalmente das normas morais ou sociais, dos imperativos da beleza e do poder disciplinar do trabalho, para se reabilitar como expressão existencial e política.
Centrada na profanação da imagem do corpo idealizado ou estigmatizado, a poética contemporânea afirma sua reconstrução como corpo ativo, performático e sensorial, assim como sujeito a representações fantasmáticas e mentais. Uma corporeidade que passa a ser concebida como matéria de ações de ruptura e códigos libertadores, longe do pensamento que a ligava aos ideais do classicismo ou à anatomia realista."
Ligia Canongia
----------------------------
Artistas: Adriana Barreto, Adriana Varejão, Brígida Baltar, Bruce Nauman, Cao Guimarães, Carlos Mélo, Celina Portella, Ernesto Neto, Gustavo Rezende, Ivan Grilo, Jaques Faing, Lenora de Barros, Nazareth Pacheco, Tracey Emin, Waltercio Caldas.
Actualidad, 31 oct de 2016
#loquehayquever en Brasil: las galerías con más renombre presentan artistas con amplia trayectoria
Por Paula Alonso Poza
Algunas de las muestras individuales más relevantes, como las que firman los artistas Anna Bella Geiger, Tunga y Denise Milan, se enmarcan en el circuito galerístico brasileño.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España